Em constante crescimento no Brasil, a nutrição no esporte é um campo de atuação profissional que estuda as particularidades de cada modalidade esportiva, no que diz respeito às necessidades fisiológicas e nutricionais. Assim, o curso de Nutrição e Suplementação Esportiva foi idealizado para que os profissionais conheçam a fisiologia da nutrição no exercício, bem como sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano, envolvendo o esportista/atleta e com o obejtivo de capacitar o profissional para a aplicação prática dos aspectos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais envolvidos no exercício físico e orientar a prescrição e a utilização dos suplementos e recursos ergogênicos em nutrição esportiva, esclarecendo as propriedades nutricionais e a composição destes produtos, além de discutí-los de acordo com o que é permitido e proibido pela legislação brasileira, pontuando os possíveis benefícios e efeitos deletérios, buscando a compreensão dos fenômenos envolvidos com a qualidade de vida e com o rendimento esportivo.O curso teve como conteúdo os seguintes tópicos:
- Macronutrientes e Micronutrientes com ênfase na Performance;
- Abordagem sobre Macronutrientes e micronutrientes;
- Aspectos Metabólicos;
- Armazenamento e utilização dos combustíveis corporais;
- Metabolismo Alático;
- Metabolismo lático;
- Limiar de lactato e exercício;
- Limiar glicêmico e exercício;
- Fadiga Periférica (Biomarcadores);
- Metabolismo oxidativo;
- Aminoácidos ;
- Beta-oxidação;
- Corpos Cetônicos;
- Metabolismo em provas de longa duração;
- Glicogenólise e Glicogênese;
- Nutrição e aspectos hormonais no exercício;
- Hidratação e alto rendimento;
- Alimentos funcionais e exercício;
- Aplicação teórica da suplementação nutricional no esporte;
- Classificação de suplementos alimentares;
- Suplementos alimentares e Legislação;
- Suplementos alimentares e o imaginário coletivo.
E contou com a participação dos professores Ms. Paulo Marconi e Ms. Sérgio Fonteles, dois nutricionistas renomados no campo nutrição desportiva.
O curso aconteceu na Faculdade Católica, com apoio das empresas: Alimentares, Revistas & CIA e Extinfogo, e teve chancela da UECE.